Fechar esta página Fechar Imprimir esta página Imprimir
INSTRUÇÕES DE USO PARA O Cabeçote Automático para Rosquear NCAR
CARACTERÍSTICAS / SPECIFICATIONS / CARACTERISTICAS

Cabeçote de Rosquear Automático

NCAR

Automatic Tapping Head

"
Cabezal de Rosquear Automaticao
"
Haste
Cone Morse
Shank
Morse Taper
Adaptacion
Cone Morse
Relação de Velocidade ne Reversão
1:2
Speed Reversal Ratio
"
Relación de Velocidad com Reversion
"
Graxa
LONGA DURAÇÃO
Lubrication
LONG LIFE
Engrase
LARGA VIDA
Frequencia
Anual
Frequency
Annual
Frecuencia
Anual
Torque Máximo
Até 12Nm
Maximum Torque
Upto 12Nm
Par Maximo
Hasta 12Nm
Velocidade Rosqueamento
De 3 a 30 mm
Tapping Capacity
From 3 to 30 mm
Capacidade Roscado
De 3 hasta 30 mm
Velocidade Recomendada Max.
1200 rpm
Maximun Recommended Speed
"
Velocidad Maxima Recomendada
"
Tipo de Adaptador
Pinças
Tapholder Type
Nylon Collets
Salida Tipo
Pinzas
Capacidade das Pinças
Até 30 mm
Clamping Capacity of Tapholders
Upto 30 mm
Capaciadd de lãs Pinzas
Pinzas
Peso do Cabeçote com Haste
1 Kg a 7 Kg
Tapping Head Weigth, With Shank
"
Peso del Cabezal, con Cono
"

Adriatica Estabelecimento Mecânico Ltda.

Manual de Uso
Cabeçote Automático de Rosquear ADRI-NCAR


Funcionamento do Cabeçote ADRI-NCAR

1. O Cabeçote ADRI-NCAR é fornecido com 3 pinças de diâmetros diferentes. Escolha a pinça cujo       diâmetro interno seja imediatamente superior ao diâmetro da parte da haste macho escolhido.

2. Introduzir o macho na parte inferior do cabeçote, centrando-o através da pinça escolhida e       segurando-o na parte quadrada com o aperto das 2 castanhas. Em seguida aperta a porca da       pinça.

3. Encaixar o cabeçote ADRI-NCAR no mangote da furadeira e em seguida parafusar a vareta no seu       suporte. A vareta deve encostar-se na coluna da furadeira ou numa coluna auxiliar. Isso é       indispensável para que o cabeçote funcione corretamente.

4. Regular o torque de acordo com a rosca a ser feita. Isto é conseguindo com o alinhamento do       indicador localizado na tampa do ADRI-NCAR com o diâmetro da rosca a ser feita indicado na       etiqueta de torque. O torque serve apenas como um ponto de referência do aperto da fricção,       baseado em inúmeros ensaios.
      Em caso de não corresponder exatamente ao indicado, isto é , a fricção patina, será necessário       aperta-la um pouco mais além do indicado. Uma vez determinada aposição correta, registra-la para       futuras séries de trabalho.

5. Regular na furadeira a profundidade da rosca a ser cortada.

6. Regular a rotação da furadeira conforme a rosca a ser cortada e o material a ser usado conforme a        tabela RPM de TRABALHO.

7. Encostar a vareta na coluna da furadeira ou em uma coluna auxiliar. Ligar a furadeira e abaixar a       alavanca do mesmo até iniciar a operação de rosqueamento, verificando o perfeito alinhamento       entre o macho e o furo a ser rosqueado. Em seguida comece-se a operação de rosqueamento       abaixando a alavanca da furadeira com PRESSÃO CONSTANTE E UNIFORME.

8. Completada a operação de rosqueamento, volta-se a alavanca suavemente a sua posição original.


Verificação do Cabeçote ADRI-NCAR


Apresentamos abaixo orientações para garantir o bom funcionamento do seu cabeçote automático ADRI-NCAR.

1. Ajustar o torque em função do diâmetro da rosca a ser feita.
      O torque é aproximado, servindo de orientação e válido para a utilização de machos novos. Caso       esteja utilizando machos usados, provavelmente será necessário um ajuste do torque além do       indicado.

2. Nunca soltar os dois parafusos laterais do corpo.
      Soltando ou afrouxando esses parafusos, o cabeçote torne-se inoperante.
  3. Ajustar a RPM de trabalho
      Ajustar de acordo com as tabelas fornecidas pelos fabricantes de machos ou de acordo com a tabela
      RPM de TRABALHO.

4. Alinhar o macho no assento do cabeçote
      Verificar que o macho encontra-se bem alojado (a parte quadrada da haste do macho)

5. Sempre usar lubrificante

   Com essas cinco medidas simples, o seu cabeçote ADRI-NCAR deve proporciona-lhe uma alta       produtividade durante muito tempo.

   Em caso de qualquer dúvida ou necessitando de maiores informações, entrar em contato com a       assistência da ADRI.


Possíveis Problemas de Rosqueamento

O cabeçote de Rosquear ADRI-NCAR é de fácil manuseio e pouca manutenção, porém somente funcionará corretamente se as condições de trabalho para rosqueamento, indicadas pelos fabricantes de machos forem seguidas.
Se por algum motivo, não consegue rosquear, verifique abaixo algumas possíveis causas e as soluções recomendadas.

Se ainda persistir o problema entre em contato com a assistência técnica da ADRI.

Problema : - Quebra de Machos


 

POSSÍVEL CAUSA SOLUÇÃO
1. Macho impróprio para o material a ser       rosqueado ou para o diâmetro da rosca a       serfeita.
Escolher o macho apropriado para o   material de acordo com o diâmetro do furo.
2. A profundidade do furo é menor do       especificado
Verificar e corrigir a profundidade do furo.
3. Cavaco fica grudado nos canais do macho
Utilizar macho com geometria de canal   diferente.
4. A velocidade de corte é alta ou baixa demais
Selecionar a velocidade de corte    recomendada. Melhorar a condição de    lubrificação.
5. Macho usado Verificar a condição de uso.
Retificar a ponta se necessário ou utilizar    macho novo.
6. Macho batendo no fundo do furo
Verificar e corrigir a referência de   profundidade
7. Rosqueado em material duro
Verificar o macho mais adequado   recomendado.
8. Furo pequeno demais
Furar de acordo com as tabelas de furos   recomendados.
9. Dispositivo ou peça fora de posição

Alinhar corretamente o dispositivo e/ou   peças.

Problema:- Pouca vida Útil do Macho

 

POSSÍVEL CAUSA
SOLUÇÃO
1. Perda de dureza do macho no       processo de reafiação Mudança de especificação do rebolo de afiação.   Utilizar lubrificação durante o processo de reafiação.
2. Furos tratados termicamente Utilizar um maior número de machos.Verificar e    corrigir velocidade de corte. Recozer material antes    de rosquear.
3. Macho impróprio para o material a       ser rosqueado oupara o diâmetro       da rosca Escolher o macho apropriado para o material e de   acordo com o diâmetro do furo.
4. A velocidade de corte é alta ou baixa       demais Selecionar a velocidade de corte recomendada.   Melhorar a condição de lubrificação.
5. Cavaco fica grudando nos canais do       macho Utilizar macho com geometria de canal diferente.
6. Furo pequeno demais Furar de acordo com as tabelas de furos   recomendadas
7. Insuficiência de lubrificação Utilizar mais lubrificação ou selecionar lubrificante    mais adequado

 

Problema :- Rosca Mal Acabadas



 

POSSÍVEL CAUSA SOLUÇÃO
1. Macho impróprio para o material a ser       rosqueado ou para o diâmetro da rosca a       ser feita. Escolher o macho apropriado para o material    e de acordo com o diâmetro do furo.
2. A velocidade de corte é alta ou baixa       demais. Selecionar a velocidade de corte    recomendada.Melhorar a condição de    lubricação.
3. Cavaco fica grudando nos canais do        macho. Utilizar macho com geometria de canal    diferente.
4. Furo pequeno demais Furar de acordo com tabelas de furos    recomendados.
5. Insuficiência de lubrificação Utilizar mais lubrificação ou selecionar   lubrificante mais adequado

Problemas :- Roscas Maiores das Especificadas



POSSÍVEL CAUSA SOLUÇÃO
1. Macho impróprio para o material a ser       rosqueado ou para o diâmetro da rosca a ser       feita. Escolher o macho apropriado para o   material e de acordo com o diâmetro do   furo
2. Cavaco fica grudando nos canais do macho Utilizar macho com geometria de canal   diferente
3. Dispositivo e/ou peça fora de posição Alinhar corretamente o dispositivo e/ou   peças
4. A velocidade d corte é alta demais Reduzir a velocidade de corte. Melhorar a   quantidadede lubrificação
5. Avanço de rosqueamento irregular Controlar melhor o avanço
6. macho maior de especificado Escolher macho mais adequado conforme    tabelas

 

Problema :- Roscas Menores das Especificadas.



POSSÍVEL CAUSA SOLUÇÃO
1. Macho menor especificado. Escolher macho mais adequado   conforme tabelas.
2. Macho impróprio para o material a ser rosqueado ou       para o diâmetro da rosca a ser feita. Escolher o macho apropriado   para o material e de acordo com   o diâmetro do furo.

 


Em caso de qualquer dúvida ou necessitando de maiores informações, entre em contato com a assistência técnica ADRI.

Escolha do tipo de Macho




TIPO DE SERVIÇOS MACHO IDEAL RECOMENDADO
1. Furos passantes, em material de       cavacoslongos Macho de ponta Helicoidal
2. Furos cegos ou passantes, em material       decavacos curtos ou quebradiços. Macho de canal Reto
3. Foros cegos. Macho de canal Heliciodal

 

Lembre-se:- Qualquer que seja o macho escolhido o comprimento da rosca deve ser limitado a 3   vezes o diâmetro as mesma.

Exemplo:- Rosca M6 > Comprimento da rosca = 18 mm

Em caso de qualquer dúvida ou necessitando de maiores informações, entre em contato com a   assistência técnica ADRI.

TIPOS DE FUROS
Furos passantes
Furos cegos
TIPOS DE CAVACO
CAVACO LONGO CAVACO LONGO CAVACO NORMAL CAVACO LONGO CAVACO CURTO

Aço manganês materiais muito duros

Materiais duros

Aço 1060

Alumínio

FeFo e Bronze