Adriatica Estabelecimento Mecânico Ltda.
Manual de Uso
Cabeçote Automático de Rosquear ADRI-NCAR
Funcionamento do Cabeçote ADRI-NCAR
1. O Cabeçote ADRI-NCAR
é fornecido com 3 pinças de diâmetros
diferentes. Escolha a pinça cujo diâmetro
interno seja imediatamente superior ao diâmetro
da parte da haste macho escolhido.
2. Introduzir o macho na parte inferior
do cabeçote, centrando-o através da pinça
escolhida e segurando-o na parte quadrada com o aperto
das 2 castanhas. Em seguida aperta a porca da pinça.
3. Encaixar o cabeçote ADRI-NCAR
no mangote da furadeira e em seguida parafusar a vareta
no seu suporte. A vareta deve encostar-se na coluna
da furadeira ou numa coluna auxiliar. Isso é
indispensável para que o cabeçote funcione
corretamente.
4. Regular o torque de acordo com a rosca
a ser feita. Isto é conseguindo com o alinhamento
do indicador localizado na tampa do ADRI-NCAR
com o diâmetro da rosca a ser feita indicado na
etiqueta de torque. O torque serve apenas como um ponto
de referência do aperto da fricção,
baseado em inúmeros ensaios.
Em caso de não corresponder exatamente ao indicado,
isto é , a fricção patina, será
necessário aperta-la um pouco mais além
do indicado. Uma vez determinada aposição
correta, registra-la para futuras séries de trabalho.
5. Regular na furadeira a profundidade
da rosca a ser cortada.
6. Regular a rotação da
furadeira conforme a rosca a ser cortada e o material
a ser usado conforme a tabela RPM de TRABALHO.
7. Encostar a vareta na coluna da furadeira
ou em uma coluna auxiliar. Ligar a furadeira e abaixar
a alavanca do mesmo até iniciar a operação
de rosqueamento, verificando o perfeito alinhamento
entre o macho e o furo a ser rosqueado. Em seguida comece-se
a operação de rosqueamento abaixando a
alavanca da furadeira com PRESSÃO CONSTANTE
E UNIFORME.
8. Completada a operação
de rosqueamento, volta-se a alavanca suavemente a sua
posição original.
Verificação do Cabeçote
ADRI-NCAR
Apresentamos abaixo orientações para garantir
o bom funcionamento do seu cabeçote automático
ADRI-NCAR.
1. Ajustar o torque em função
do diâmetro da rosca a ser feita.
O torque é aproximado, servindo de orientação
e válido para a utilização de machos
novos. Caso esteja utilizando machos usados, provavelmente
será necessário um ajuste do torque além
do indicado.
2. Nunca
soltar os dois parafusos laterais do corpo.
Soltando ou afrouxando esses parafusos, o cabeçote
torne-se inoperante.
3. Ajustar a RPM
de trabalho
Ajustar de acordo com as tabelas fornecidas pelos fabricantes
de machos ou de acordo com a tabela
RPM de TRABALHO.
4. Alinhar o macho no assento do cabeçote
Verificar que o macho encontra-se bem alojado (a parte
quadrada da haste do macho)
5. Sempre
usar lubrificante
Com essas cinco medidas simples, o seu
cabeçote ADRI-NCAR deve proporciona-lhe uma alta
produtividade durante muito tempo.
Em caso de qualquer dúvida ou necessitando
de maiores informações, entrar em contato
com a assistência da
ADRI.
Possíveis Problemas de Rosqueamento
O cabeçote de Rosquear ADRI-NCAR
é de fácil manuseio e pouca manutenção,
porém somente funcionará corretamente
se as condições de trabalho para rosqueamento,
indicadas pelos fabricantes de machos forem seguidas.
Se por algum motivo, não consegue rosquear, verifique
abaixo algumas possíveis causas e as soluções
recomendadas.
Se ainda persistir o problema entre em contato com a
assistência técnica da
ADRI.
Problema : - Quebra de Machos
POSSÍVEL CAUSA |
SOLUÇÃO |
1. Macho impróprio para
o material a ser rosqueado ou para o diâmetro
da rosca a serfeita. |
Escolher o macho apropriado
para o material de acordo com o diâmetro do
furo. |
2. A profundidade do furo é
menor do especificado |
Verificar e corrigir a profundidade
do furo. |
3. Cavaco fica grudado nos canais
do macho |
Utilizar macho com geometria
de canal diferente. |
4. A velocidade de corte é
alta ou baixa demais |
Selecionar a velocidade de corte
recomendada. Melhorar a condição de
lubrificação. |
5. Macho usado Verificar a condição
de uso. |
Retificar a ponta se necessário
ou utilizar macho novo. |
6. Macho batendo no fundo do
furo |
Verificar e corrigir a referência
de profundidade |
7. Rosqueado em material duro |
Verificar o macho mais adequado
recomendado. |
8. Furo pequeno demais |
Furar de acordo com as tabelas
de furos recomendados. |
9. Dispositivo ou peça
fora de posição |
Alinhar corretamente o dispositivo e/ou peças. |
Problema:- Pouca vida Útil
do Macho
POSSÍVEL CAUSA |
SOLUÇÃO |
1. Perda de dureza do macho
no processo de reafiação |
Mudança de especificação
do rebolo de afiação. Utilizar lubrificação
durante o processo de reafiação. |
2. Furos tratados termicamente |
Utilizar um maior número
de machos.Verificar e corrigir velocidade de corte.
Recozer material antes de rosquear. |
3. Macho impróprio para
o material a ser rosqueado oupara o diâmetro
da rosca |
Escolher o macho apropriado
para o material e de acordo com o diâmetro
do furo. |
4. A velocidade de corte é
alta ou baixa demais |
Selecionar a velocidade de corte
recomendada. Melhorar a condição de
lubrificação. |
5. Cavaco fica grudando nos
canais do macho |
Utilizar macho com geometria
de canal diferente. |
6. Furo pequeno demais |
Furar de acordo com as tabelas
de furos recomendadas |
7. Insuficiência de lubrificação |
Utilizar mais lubrificação
ou selecionar lubrificante mais adequado |
Problema :- Rosca Mal Acabadas
POSSÍVEL CAUSA |
SOLUÇÃO |
1. Macho impróprio para
o material a ser rosqueado ou para o diâmetro
da rosca a ser feita. |
Escolher o macho apropriado
para o material e de acordo com o diâmetro
do furo. |
2. A velocidade de corte é
alta ou baixa demais. |
Selecionar a velocidade de corte
recomendada.Melhorar a condição de
lubricação. |
3. Cavaco fica grudando nos
canais do macho. |
Utilizar macho com geometria
de canal diferente. |
4. Furo pequeno demais |
Furar de acordo com tabelas
de furos recomendados. |
5. Insuficiência de lubrificação |
Utilizar mais lubrificação
ou selecionar lubrificante mais adequado |
Problemas :- Roscas Maiores
das Especificadas
POSSÍVEL CAUSA |
SOLUÇÃO |
1. Macho impróprio para
o material a ser rosqueado ou para o diâmetro
da rosca a ser feita. |
Escolher o macho apropriado
para o material e de acordo com o diâmetro
do furo |
2. Cavaco fica grudando nos
canais do macho |
Utilizar macho com geometria
de canal diferente |
3. Dispositivo e/ou peça
fora de posição |
Alinhar corretamente o dispositivo
e/ou peças |
4. A velocidade d corte é
alta demais |
Reduzir a velocidade de corte.
Melhorar a quantidadede lubrificação |
5. Avanço de rosqueamento
irregular |
Controlar melhor o avanço |
6. macho maior de especificado |
Escolher macho mais adequado
conforme tabelas |
Problema :- Roscas Menores das
Especificadas.
POSSÍVEL CAUSA |
SOLUÇÃO |
1. Macho menor especificado. |
Escolher macho mais adequado
conforme tabelas. |
2. Macho impróprio para
o material a ser rosqueado ou para o diâmetro
da rosca a ser feita. |
Escolher o macho apropriado
para o material e de acordo com o diâmetro
do furo. |
Em caso de qualquer dúvida ou necessitando de
maiores informações, entre em contato
com a assistência técnica ADRI.
Escolha do tipo de Macho
TIPO DE SERVIÇOS |
MACHO IDEAL RECOMENDADO |
1. Furos passantes, em material
de cavacoslongos |
Macho de ponta Helicoidal |
2. Furos cegos ou passantes,
em material decavacos curtos ou quebradiços. |
Macho de canal Reto |
3. Foros cegos. |
Macho de canal Heliciodal |
Lembre-se:- Qualquer que seja o macho escolhido o comprimento
da rosca deve ser limitado a 3 vezes o diâmetro
as mesma.
Exemplo:- Rosca M6 > Comprimento da rosca = 18 mm
Em caso de qualquer dúvida ou necessitando de
maiores informações, entre em contato
com a assistência técnica ADRI.
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